sábado, 4 de setembro de 2010

A Sedução dos Cristãos - Pr. Fred Roland Bornschein


SEDUÇÃO DOS CRISTÃOS




O apóstolo Paulo faz diversas advertências aos cristãos de Colossos acerca de doutrinas erradas que os estavam seduzindo.


A partir destas advertências, podemos deduzir o que estes herejes ensinavam. Os colossenses estavam sendo seduzidos por uma filosofia, um movimento chamado gnosticismo com incrustações de legalismo judaizante.


Eles diziam: "É muito bom o que vocês encontraram em Jesus, mas isto é apenas o começo. Nós temos muito mais. Temos um conhecimento oculto, temos revelações ocultas sobre as coisas de Deus que apenas quem entra em nosso movimento conhece. Nós temos uma plenitude das coisas de Deus que vocês ainda não experimentaram. Nós temos vida realmente espiritual. Não é isso o que vocês querem? Entrem em nosso movimento e vocês conhecerão as coisas profundas de Deus".


1. A SEDUÇÃO DO "MISTÉRIO" - Paulo em Colossenses 2.4, advertiu: "Assim digo para que NINGUÉM VOS ENGANE com raciocínios falazes".


Paulo dá algumas pistas (1.24-2.4) do que seriam estes "raciocínios falazes" pelos quais os irmãos estavam no perigo de serem seduzidos. O gnosticismo era uma religião de mistério. Eles estavam seduzindo aos cristãos com esta isca do "mistério".


Eles afirmavam que tinham "os tesouros da sabedoria e do conhecimento ocultos" (2.3). Apenas quem entrava no seu movimento conhecia os "mistérios de Deus". Os demais eram apenas iniciantes, principiantes, primários.


Como Paulo reage a esta argumentação e sedução?


Ele diz: “É verdade. Há um mistério de Deus”, mas, afirma Paulo, “Deus agora o revelou. O mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos seus santos" (1.26).


E que mistério é esse que Deus revelou? O mistério é “Cristo em vós, a esperança da glória” (1.26-27). O mistério é “Cristo, em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos” (2.2-3). Em outras palavras Paulo diz aos irmãos de Colossos: "Vocês não precisam de mais nenhuma revelação especial de “mistérios", de "sabedoria e de conhecimento" pois vocês já conhecem o "mistério de Deus".


O "mistério de Deus" é Jesus. Tendo a Jesus vocês têm tudo.


A sedução pelo "mistério" funciona até aos nossos dias. É o que o G12 tem feito quando as pessoas que participam dos seus retiros não podem contar o que lá acontece. Apenas podem dizer: "É tremendo". O mistério atrai e seduz.


Também muitas pessoas com experiências carismáticas boas e válidas, chegam à conclusões falsas e distorcidas, quando afirmam aos que não andam com eles na mesma trilha espiritual: "Vocês não entendem, vocês não tem visão espiritual, você não conhecem as realidades do Espírito de Deus".


Diante desta sedução podemos afirmar: “Tenho a Jesus! Nele tenho todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. Não preciso deste conhecimento espiritual superior e mais profundo que vocês oferecem".


2. A SEDUÇÃO DA "PLENITUDE DE DEUS" - Examinando o receituário de Paulo percebemos outra sedução que estava relacionada com o conceito de "plenitude da divindade", "plenitude de Deus".


“Cuidado que NINGUÉM VOS VENHA A ENREDAR com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo; porquanto, nele (Jesus), habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade. Também, nele (Jesus), estais aperfeiçoados" (2.8-10).


Nestes movimentos e filosofias eles ofereciam não apenas um conhecimento superior, mas uma experiência superior.


É como se dissessem: "Vocês já conhecem a Jesus como seu Salvador? Que maravilha. Mas irmãos, isto é apenas o começo. Deus tem muito, muito mais para vocês. Deus tem uma abundância, uma plenitude para vocês, que vocês nem imaginam que existe. Façam parte de nosso grupo e vocês conhecerão as coisas profundas do Senhor. Vocês não querem “plenitude de Deus”? Por que ainda hesitam? Unam-se a nós".


Cá entre nós, não é isto o que acontece até aos nossos dias? Quantos movimentos atraem os nossos membros os seduzindo com as promessas de experiências de poder e plenitude, não é mesmo?


Como Paulo responde a estes argumentos?


Ele disse (2.8-10) "Em Cristo habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade. Também, nele, estais aperfeiçoados". Paulo disse que, de fato, existe a "plenitude da divindade", mas esta "plenitude" não se encontra em nenhum grupo, em nenhum movimento, em nenhuma igreja, mas numa pessoa: Cristo!


E, mais surpreendente ainda, Paulo não exortou os cristãos a lutarem por alcançar mais plenitude. Ele disse: "Vocês, em Cristo, 'já estão aperfeiçoados'. Em Jesus vocês já têm esta “plenitude de Deus". Portanto Paulo afirma que os cristãos não tem nada a buscar nestes movimentos, pois já têm tudo em Jesus. O que nos cabe é viver esta plenitude de Deus que já temos em Jesus.


3. A SEDUÇÃO DO LEGALISMO - Havia também um ranço de legalismo judaizante seduzindo aos cristãos de Colossos. Paulo os adverte com estas palavras: "NINGUÉM VOS JULGUE por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo" (2.16-17).


Eles estavam sendo julgados e repreendidos por não se ater a princípios relacionados com comida, bebidas, dias festivos ou sábados. Paulo explica que todas estas normas e regras do VT eram apenas "sombras".


"Sombras" que indicavam a existência de uma outra realidade, de um "corpo" que as projetava. Agora, diz Paulo, esta realidade já veio. O "corpo" que projetava as sombras “é de Cristo" (2.17). Se nós temos "o corpo" quem ainda quer ficar com “as sombras”? Quem tem Jesus já não precisa destas regras e normas caducas e ultrapassadas.


4. A SEDUÇÃO DO MISTICISMO - Havia ainda um outro perigo rondando aquela jovem igreja. O perigo do "misticismo". "NINGUÉM SE FAÇA ÁRBITRO CONTRA VÓS OUTROS, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões... e não retendo a cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus" (2.18-19).


Existiam pessoas que os estavam julgando, condenando, como juizes, como árbitros, aparentando grande humildade e baseados em culto a anjos e visões.


Hoje vemos um ressurgimento, nos movimentos místicos modernos, de "culto a anjos". Também as “visões e revelações” têm um grande espaço e importância nos movimentos carismáticos e néo-carismáticos de nossos dias.


Como Paulo reaje a isto? Como sempre, apontando para Cristo. Ele disse que:


* O que realmente importa não são experiências místicas, não são visões, mas "retermos à cabeça" que é Cristo (1.18; 2.10,19); * O que importa é estarmos vinculados ao corpo, a Igreja; * O que importa é "o crescimento que procede de Deus", um crescimento sadio na vida espiritual.


CONCLUSÃO - Diante de todos estes perigos e seduções que rondam os cristãos Paulo tem apenas uma resposta: Cristo! Ele simplifica a vida cristã ao máximo e diz: Cristo está em nós (1.27); Cristo é nossa vida! (3.4); Cristo é tudo! (3.11).


Não precisamos andar à busca de mistérios, de conhecimentos e revelações especiais, de experiências de plenitude, de experiências místicas, de práticas ascéticas de renúncias do corpo. O que devemos fazer? Paulo não poderia dizer de forma mais simples e mais marcante e mais profunda do que o expressou em 2.6-7: "Como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças".


RECEBER indica uma ação completa. Um dia eu recebi a Cristo. Não o recebo de novo todos os dias. ANDAR indica uma ação contínua. Devo andar em Jesus momento a momento, passo a passo, minuto a minuto, dia a dia. Como recebi a Cristo pela fé, assim posso e devo, a todo instante ver a Jesus como tudo o que preciso.


Observação: Esta mensagem foi ministrada em julho de 2006, no Retiro de Obreiros e famílias da CIELB em Guaratuba/PR.


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